Tipos de Kits de Aeromodelos, saiba mais antes de comprar

Na compra de aeromodelos você pode encontrar vários tipos de kits ou “pacotes” para vender. Para tentar ajudar um pouco a entender esses termos é que escrevo esse artigo. Como na maioria das areas no Brasil, esta não foge da regra e as siglas copiam os termos em ingles. Vamos a eles então:

RTF (Ready To Fly)

A expressão em inglês quer dizer, Pronto para voar. É bem explicativo, mas para quem não está acostumado, pode pensar, o que poderia ser diferente disso? Exato, esse tipo de kit, vem com TUDO que precisa para voar, ou seja, o aeromodelo, motor, speed (controlador de velocidade), carregador de bateria, bateria, receptor e transmissor (rádio). Você só precisará montar o aeromodelo, conforme o manual explicar.

ARF (Almost Ready to Fly)

Neste a expressão quer dizer Quase Pronto para Voar. Não há bem definido que equipamentos estão inclusos, então cada um monta o kit conforme acha melhor, o importante é não ser somente o aeromodelo e nem ele completo. Normalmente não vem receptor e transmissor, o restante é bem variável, por isso, se está comparando kits ARF lembre-se de olhar para o conteúdo dos kits que está comparando.

P&P (Plug & Play)

Esse é um dos mais recentes, é uma versão mais definida do ARF, pois define que o kit só não virá com a bateria, carregador, transmissor e receptor.

Kits para montar

Esse é o mais básico, alguns as vezes vem com motor que é mais especifico ou mais se enquadra com o aeromodelo, mas normalmente para por ai. Você além de montar ele todo, vai precisar de todo o equipamento para voar.

Esses são os tipos que conheço, caso vocês conheçam outros e queiram contribuir, sintam-se a vontade.

Aprenda a Escolher seu Aeromodelo

13 Comments

  • At 2012.07.20 18:54, patrick soares said:

    esses hidro me amarei nele cara como faso para adiquiri um abraço

    • At 2013.05.24 18:09, henrique lima padilha said:

      oi tudo bom! sou estudante de engenharia mecânica,moro em Maceó-AL.
      no conjunto graciliano ramos cidade universitaria.adoro aero modelismo
      tenho um elicoptero
      mas porem queria possuir mesmo um a combustão.esse tipo de modelo min facina mas naum tenho condições achei interesante todo esse estudo que é muito importante

      • At 2013.06.27 20:39, geraldo said:

        Fabriquei um cessna em balsa! Ele pesa 205 gramas, Asa 1 metro, fuselagem 76 sêntimentro. Meu primeiro aeromodelo, qual kit com rádio comprar e barato.

        Sds. geraldo

        • At 2013.06.27 21:53, Meison Almeida said:

          Olá Geraldo,

          Muito legal sua construção, pelo peso acredito que vá voar muito bem. O rádio que agora está mais em conta e é muito bom é o Turnigy 4 canais, você encontra em diversas lojas onlines aqui no site mesmo temos uma listagem delas.

          Abs,
          Meison

          • At 2013.07.10 12:53, luiz fernando said:

            grande amigo, onde posso encontrar os melhores kits de aeromodelos elétricos??

            • At 2013.07.10 14:06, Meison Almeida said:

              Olá Luiz Fernando,

              Tudo bom?

              Tem várias lojas boas online. Se você quer um kit para montar, onde você tem que comprar separado a eletronica também, os kits da E-Flite são os melhores que eu já experimentei, mas são mais caros também. Como são importados, somente algumas lojas tem.

              Tem também os kits mais basicos ainda de isopor, ai você tem a AMB Aeromodelismo, a MR Aeromodelismo, a Hobbie Brasil, a Sammi que são muito boas.

              Já se você quer algo completo já com a eletrônica (o que particularmente é bom para iniciar, só pela praticidade e para saber onde cada coisa deve ir, mas melhor mesmo é o que você compra separado) tem os kits da Hobbyking.

              Agora o melhor de tudo é quando você entra nessas lojas que tem os dois tipos (ex: Hobbie Brasil e Sammi) que te oferecem um KIT “recomendado” incluindo o aeromodelo e a eletronica separada recomendada.

              Desculpe pela longa resposta e espero ter ajudado, qualquer coisa, pergunte novamente.

              Abs,
              Meison

              • At 2013.07.21 09:49, Carlos said:

                Olá Meison. Estou iniciando no mundo do aeromodelismo e já li todo o seu site, que está ótimo.
                Irei as EUA e irei comprar esse warbird http://www.nitroplanes.com/60a-dy8944-at6-rtf-24g.html
                É um kitt rtf da dynam. Gostei muito dos modelos da dynam, me parecem bem acabados. Você poderia dar uma dica se esse modelo rtf é satisfatório? Lá é possível comprar tudo separado, mas não sei se pra começar esse é suficiente. Ah, outra coisa: caso eu compre outro avião sem o rádio, esse básico de 5 canais poderá ser utilizado? Obrigado

                • At 2013.07.21 12:30, Meison Almeida said:

                  Olá Carlos,

                  Tudo bem? Que bom que está gostando do site e principalmente está entrando no hobby.

                  O aeromodelo em si que você está vendo, parece ser bom sim, porém kits RTFs não tem os MELHORES componentes. Você poderá usar o rádio depois, mas realmente ele não será completo.

                  Mas o conselho que te dou mesmo é por ser iniciante não se preocupe com aeromodelo bonito, você terá tempo para pegar um desse depois (ou só se você gostou muito desse e quiser aproveitar a viagem para comprar, mas não para começar com ele).

                  O melhor é sempre começar com um aeromodelo treinador, pode ser um feio mesmo, porque uma coisa é certa, os aeromodelos vão cair e quebrar não tem muito jeito, ainda mais quando se está treinando. Então melhor fazer isso com um aeromodelo feio que você irá ficar remendando até aprender a pilotar e poder pegar os mais bonitos.

                  Espero ter ajudado.

                  Abs,
                  Meison

                  • At 2013.08.15 10:46, Adriano Bertuci Aguilera said:

                    Bom dia ! Sou inciante no aeromodelismo e gostaria de saber se voce tem alguma planta do cessna para construir em balsa. gostaria de tentar construir um com envergadura de aproximadamente 1,50 mts.
                    Obrigado

                    • At 2013.09.24 14:37, Vitor Barros said:

                      Boa tarde a todos…
                      Também quero me iniciar nos aeros… muito bom seus tópicos… quero me “especializar” mais tarde em micro-models…. pois gostei muito de como são feitos (bem artesanais, leves, voam em indoor entre outras particularidades), tenho visto muitos artigos sobre micro-models e tenho gostado, pois sou adepto a “botar a mão na massa”, mas antes creio que vou adquirir um RTF pra começar e depois fazer minhas experiências.

                      • At 2013.09.25 12:00, Meison Almeida said:

                        Boa tarde Vitor,

                        Fico feliz em saber que está iniciando no aeromodelismo e que vai se especializar em micros, são realmente interessantes, mas se for para os micros mesmo vai ter por enquanto algumas dificuldades de encontrar peças, mas nada que impeça.

                        Acho que está começando muito bem!

                        Boa sorte e bons voos…

                        Abs,
                        Meison

                        • At 2013.10.14 13:54, Priscila said:

                          Olá Geraldo!
                          Meu nome é Priscila e estou construindo meu primeiro aeromodelo é um dirigível com estrutura rígida e pesa 2Kg, o que vai dar a sustentação é o gás Hélio, todavia estou com dúvida sobre que tipo de RF/servo/hélices/motor bateria etc comprar já que ele possuirá leme e profundor, gostaria de um sistema pronto, mais para aprender, já li seus artigos e a propósito são ótimos já me ajudaram muito, você tem algo pronto que eu possa comprar?
                          Desde já extremamente grata!

                          • At 2013.11.06 09:05, ANDRÉ L LOPES said:

                            Olá. Bom dia. Neste mine curso, está incluso, como fazer a bindagem entre trasmissor e receptor?. att.

                            (Required)
                            (Required, will not be published)