Servomotores ou Servos

Para qualquer aeromodelo de rádio controlado que preveja um controle de direções mais variadas que não dependam só de motores (ou seja, o que mais se deseja alcançar) é necessário a utilização de servomotores ou somente servos. Os servos motores são mecanismos que transformam o comando enviado no transmissor para movimentos mecanicos que vão comandar as superfícies. Eles tem várias caracteristicas, opções, tamanhos e aplicações.

Os movimentos que os servos produzem são circulares porém limitados a (no padrão) 40 graus para cada lado. Esse movimento com os braços que são instalados nele acabam por criar o movimento de empurrar ou puxar, o que provoca os movimentos de aceleração (empurrando ou puxando o acelerador), ou subindo ou descendo o profundor, por exemplo. Vou abordar algumas caracteristicas para familiarizar, porém não há muito como errar quando se trata de servos de boas marcas em projetos menores.

Motor

Para gerar o movimento mecanico é necessário algo que converta energia em movimento, é claro que o motor é o mais indicado e assim como no caso dos elétricos ele tem das duas formas, com escova e sem escova, onde a segunda opção é mais cara, mas também com mais velocidade e durabilidade.

Circuito de Controle

Basicamente, existem dois tipos. O primeiro e mais antigo é o analógico, que não é muito comum, onde se usavam transistores que inclusive poderiam ser trocados. O outro tipo é o que usa a forma digital com circuitos eletronicos, para distribuir a energia de forma correto em conjunto com outros sistemas para verificar que direção, velocidade e tempo o motor deve funcionar. Existem alguns que podem ou devem até ser conjugados com processadores.

Sistema de Engrenagens

Elas são as responsáveis por converter a alta rotação e baixa força do motor em baixa velocidade e alta força. Quanto maior a relação de transmissão, maior a diferença entre esses itens. A força é necessária para movimentar as superficies de comando ou qualquer outro comando que se queira enquanto o aeromodelo está em vôo. Lembre-se que você pode por a mão para fora do carro com ele parado sem problema nenhum, mas quanto maior a velocidade dele, mais dificil manter no ela para fora sem ela ser arrastada para trás. Comumente é encontrado servos que tem força de 1kg a 20kg por cm e velocidades de giro entre 0,05s a 0,25s.

As engrenagens podem ser metálicas ou de plástico/sintéticas, essas dependem de cada função que queremos. As metálicas se desgastam com menos facilidade e são mais precisas, porém mais caras e normalmente mais pesadas também. É normalmente escolhido para modelos maiores as metálicas e para modelos menores as plásticas/sintéticas.

Potenciômetro

Ele está acoplado ao eixo de saida e é o responsável para definir em que posição o movimento está para produzir as correções necessárias para leva-lo a posição desejada quando enviado o comando do transmissor. Muitas vezes por desgaste ou sujeira percebesse um desequilibrio ou mal funcionamento, já que ele defini onde que o servo deve estar.

Caixa

É o que envolve todo o conjunto protegendo dos fatores externos, deve ser suficientemente rigida para suportar os grandes esforços mecanicos que podem ser produzidos. Normalmente quanto mais força tem, maior e mais pesado o conjunto todo será.

Aprenda a Escolher seu Aeromodelo

10 Comments

  • At 2011.10.20 11:29, Maicon said:

    Ola amigo, sabe me informar onde eu consigo achar servomotores? Eu só consigo achar servos, e não encontro ninguém que faça alterações internas para torna-los servomotores…

    Você pode me ajudar? grato

    • At 2011.10.20 22:57, Meison Almeida said:

      Olá Maicon,

      Não sei se você está querendo algo diferente, mas servo e servomotores (pelo menos para aeromodelismo) é a mesma coisa, são só sinonimos e normalmente o pessoal trata mais por servo para ficar mais fácil. Em praticamente qualquer loja de aeromodelismo você acha, só tem que verificar para seu projeto se o ideal são os mais pesados mais que tem mais força, ou os mais leves para projetos menores.

      Na categoria do lado direito Onde Encontrar -> Lojas Nacionais, você encontra várias lojas e pode fazer sua pesquisa. Caso precise de alguma outra ajuda, ou seja outra coisa que você queira me avise.

      • At 2012.07.08 14:30, lenilson tavares said:

        tenho 01 helicoptero falcon 8975 com bat. 7,4V 1800mAh, não aguenta 02 min. voando e leva 06 horas para dar carga completa, sendo que no manual diz que não deve exceder 03 horas de carga. será que a bateria está com defeito?

        • At 2013.12.01 08:51, Antonio Castanho said:

          Bom dia.
          Meison.
          Sou novato no aeromodelismo, estou contruindo um Cessna 182 com uma planta que peguei no seu site.Porem tenho muita duvida como montar o servo do airelon uma vez que a asa é montada dom elástico.Por favor mande alguma ajuda.
          Muito obrigado

          • At 2014.02.07 14:27, JUarez Alvarenga said:

            Ola amigo.
            Eu tenho um desses, tu tem que botar um servo em cada lado da asa para casa servo, e com uma ponte ligasse os dois servos dai liga essa no receptor canal adequado.

          • At 2014.04.22 13:34, Alexandre said:

            Boa tarde, poderia por gentileza me encaminhar quais canais(Receptor) são para dos ailerons, leme, profundor e motor?

            Grato,

            • At 2014.11.14 18:56, Shanti Rabelo said:

              Canal 1: Ailerons
              Canal 2:Profundor
              Canal 3: ESC[motor(speed)]
              Canal 4: Leme
              Essa regra ocorrerá a todos aeromodelos.

            • At 2014.12.29 15:18, Thiago said:

              Ola poderiam me falar quanto vou gastar somente com a elétrica de um aeromodelo simples

              • At 2015.05.30 19:38, Leonardo said:

                Boa noite amigo,

                Sou estudante de Engenharia Aeroespacial e estou envolvido em uma construção de aeromodelo. Voce sabe me indicar algum material para que eu possa realizar o dimensionamento correto de servos para utilização em cada superficie de comando da aeronave?

                Desde já agradeço

                • At 2015.06.01 13:52, Meison Almeida said:

                  Leonardo, tudo bom?

                  No curso de aeromodelismo na prática eu ensino isso, mas ensino diversas outras coisas. Se tiver interessado somente nessa parte do calculo dos servos, você pode procurar o fórum e-voo, lá o pessoal já falou muito sobre isso.

                  Abs,
                  Meison

                  (Required)
                  (Required, will not be published)