Prop Saver – Protetor de Hélices

A tradução de prop saver é exatamente essa, protetor de hélices. É um mecanismo bem simples, mas eficiente. O prop saver é uma peça que vai no eixo antes da hélice permitindo que ela seja fixada por borrachas elásticas e bem apertadas a essa peça afixada ao eixo. Esse conjunto é o prop saver, como visto na foto.

O prop saver vai permitir que quando você caia com seu aeromodelo de uma forma que a hélice seja forçada para trás a borracha permita o movimento sem quebrar a hélice, permitindo proteger a hélice.

Esse item você encontra em várias lojas e como qualquer borracha ela se desgasta, então de tempo em tempo você precisa troca-las.

Aprenda a Escolher seu Aeromodelo

10 Comments

  • At 2013.09.19 09:57, marcel said:

    NOBRE, NO MEU MOTOR 2812 VEM PROP 5″ 7″ OQUE SIGNIFICA ? SEI QUE É POLEGADA APENAS ISSO

    • At 2013.09.19 11:21, Meison Almeida said:

      Olá Marcel…

      Vou explicar tudo, só para caso você não saiba….

      Prop é a Hélice

      5” que é a primeira informação é o tamanho (comprimento da hélice)

      7” que é a segunda informação é o angulo do chamado PASSO da hélice que é a inclinação dela que é o que produz o empuxo, quanto maior mais inclinada, mais força e mais exige do motor.

      Todas as hélices tem esse padrão de informação, primeiro o tamanho e depois o passo.

      Espero ter ajudado.

      Abs,
      Meison

      • At 2013.10.17 17:44, João marcos said:

        Meu Amigo
        o prop saver é um mecanismo para que evite que o eixo do motor empene em caso de queda??
        e este substitui o spiner?

        Desculpe as dúvidas fúteis, mas é porque estou começando agora no aeromodelismo

        • At 2013.10.18 00:31, Meison Almeida said:

          João,

          Tudo bom?

          O prop saver é para proteger a hélice e não o eixo do motor. Ele vai permitir que a hélice saia (na maioria das vezes) sem se quebrar. Ela vai presa com borrachas (elásticos bem grossos).

          Abs,
          Meison

          • At 2013.12.17 07:51, Wender Amorim said:

            Tudo bem??Se o eixo do motor empenar um pouco compromete o rendimento do motor e do voo??Seria melhor trocar o eixo??

            • At 2013.12.17 08:30, Meison Almeida said:

              Olá Wender,

              Compromete sim, pois ele não vai estar balanceado e vai gastar força para compensar isso, se está torto mais para o final do eixo, tem alguns que optam por cortar a parte torta e ficar somente com a parte que ainda está reta (isso se essa for suficiente para colocar a hélice).

              Mas o melhor mesmo é trocar o eixo se for possível.

              Abs,
              Meison

              • At 2014.03.28 12:57, Antônio said:

                Boa Tarde Meison;

                Lendo essa matéria sobre prop saver, ocorreu uma outra dúvida referente às hélices, gostaria muito que pudesse saná-la. O quê significa uma hélice 12×6 E ou 12×6 R? A letra “E” ou “R” ao final significam o quê? Obrigado

                • At 2014.03.30 01:35, Meison Almeida said:

                  Antonio,

                  Já respondi por e-mail, mas queria deixar a resposta aqui também.

                  A letra E representa hélice para aeromodelos elétricos e a letra R é hélice para motor reverso (ou seja que gira para o lado inverso)

                  Abs,
                  Meison

                  • At 2014.04.30 16:39, Antônio said:

                    Boa Tarde Meison;

                    Vou explorar um pouco mais de seus conhecimentos. Em relação ao prop spinner, caso esteja correto, aquela peça que prende a hélice ao eixo do motor, gostaria de saber como ela deve ser comprada, pelo diâmetro do eixo do motor ou pelo seu comprimento? Em caso positivo, essa medida é expressa na descrição em inglês “shaft” no motor?

                    A outra dúvida é em relação ao spinner, a peça que atribui uma melhor estética ou embeleza o aero à frente da hélice. Esse spinner ele é comprado conforme as medidas das hélices ou com o diâmetro aberto para abrigar o motor?

                    Grato novamente pelas informações e esperto ter-me feito entendido!

                    Antônio

                    • At 2014.08.05 15:38, valdemir cassita said:

                      posso usar helice R em qualquer aeromodelo, invertendo os fios do motor para voar com esta helice no lugar da E

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