O que fazer quando o aeromodelo está puxando para o lado

Problema – Puxando para o Lado

Muitas vezes quando decolamos com o aeromodelo, percebemos que no ar ele está puxando para o lado, ou começa ir muito para cima, ou seja não vai em linha reta.

Lembro que há muitas variáveis para que o aeromodelo possa ir numa linha perfeitamente reta sem pequenos acertos no comando, então estou falando de um problema de estar puxando para um lado de forma que tenha que corrigir com mais comando.

 

Causa

Há algumas causas possíveis, algumas possíveis de corrigir e uma que não tem muito jeito. São elas:

 

Aeromodelo não trimado

Esse é o item mais básico e comum. É quando os comandos não estão centralizados para estabilizar o voo.

Asa desbalanceada

Acontece quando uma das asas está maior ou mais pesada, fazendo o aeromodelo pender para um dos lados.

 

Construção desproporcional

Isso pode causar o item de cima, mas também pode fazer com que o aeromodelo seja construido um pouco torto, fazendo com que sua trajetória seja torta também.

 

Posicionamento do motor

O motor também pode ser instalado torto, ele deve estar perpendicular a todo o corpo do aeromodelo. Se ele estiver pouco inclinado para o lado, irá provocar uma trajetória errada também.

 

Condições Climáticas

Esse é o único item que não temos nenhuma atitude a tomar a não ser esperar o vento parar.

 

 

Solução

Para cada um dos problemas solucionáveis vamos colocar uma das possíveis soluções.

 

Aeromodelo não trimado

Basta fazer uma checagem antes de voar no aeromodelo se todos os comandos estão centralizados. Caso em voo ainda esteja puxando um pouco para um dos lados, calibre um pouco na trimagem do controle (rádio) o leme ou o aileron para o lado CONTRÁRIO do que está puxando. Veja mais dicas neste artigo “O que é trimar“.

Asa desbalanceada

Da mesma forma que checamos o CG dos aeromodelos deixando ele “pendurado” pelas asas para ver se está equilibrado, fazemos pouco, mas devemos fazer o mesmo na fuselagem. Ou seja, pendurar o aeromodelo pelo bico e a cauda e verificar se ele está equilibrado, verificando se ele pende para algum lado. Caso esteja, deve-se tirar o peso de um lado ou colocar em outro para que mantenha-se equilibrado.

 

Construção desproporcional

Esse é o mais complicado de resolver, veja se consegue descobrir  aonde a fuselagem esteja com algum desvio. Se houver uma maneira de deixa-lo reto faça-o, mas talvez você tenha que reconstruir.

 

Posicionamento do motor

Verifique se o motor está posicionado perpendicular a fuselagem, caso esteja inclinado para algum lado, ajuste-o.

 

Aprenda a Escolher seu Aeromodelo

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