O que é C.G. e como ajusta-lo?

C.G. é Centro de Gravidade, ele existe em qualquer objeto, é o que define por onde a gravidade está exercendo sua principal força, ou seja, é o centro de equilibrio, pois a gravidade exercerá por igual a sua força nesse ponto.

Nos objetos mais comuns isso não é tão percebido, pois sempre a um outro objeto de apoio (chão, mesa, cadeira, etc) que ajuda a completar esse equilibrio. No caso dos aeromodelos, aviões e tudo que é sustentado o ar é o ponto de equilibrio, por isso não há nenhum ponto “fixo” de sustentação e por isso o C.G. nesses objetos voadores são mais importantes.

O C.G. em um avião sempre se localiza na asa principal que é sua fonte de sustentação, quando o aeromodelo é levantado por esse ponto o avião deverá continuar em equilibrio, ou seja, horizontalmente estável, um pouco de inclinação no bico é aceitada (até 5%).

O C.G. é variado dependendo do projeto em si, numa asa enflechada ele pode ficar mais para o meio do que para frente do que uma asa padrão. Por isso, se você tiver um modelo feito de uma planta, normalmente na planta é indicado a localização do C.G., como na figura abaixo.

Simbolo de identificação do C.G.

 COMO IDENTIFICAR

 Para identificar se o C.G. está correto, é só apoiar com os dedos abaixo da asa do aeromodelo nesse ponto e verificar se ele fica nivelado, você pode utilizar os desdos, ou algum supor que de apoio na mesma dimensão que um dedo para a asa (lembrando-se que são os dois lados da asa, direito e esquerdo). A figura a seguir deve esclarecer um pouco isso.

Uma das formas de verificar o C.G.

Uma outra forma, que acredito ser mais precisa, é com um equipamento que faça o papel dos dedos, como feito Marcelo ao verificar seu Tucano:

Outra verificação de equilibrio que tem que ser vista, mas normalmente é esquecida (como bem lembrado pelo artigo:http://aeroescolinha.blogspot.com/2011/01/como-encontrar-o-cg-de-um-aeromodelo.html) é o equilibrio de rolagem, que verifica se “uma asa” está mais pesada que a outra, ou seja, o equilibrio do eixo da fuselagem, para verifica-lo basta fazer como na figura abaixo:

Como verificar o C.G. de Rolagem

LEMBRETE: Todas essas verificações devem ser feitas com o equipamento pronto para vôo, ou seja, bateria, motor, servos, conexões, adesivos, trem de pouso, tudo.

COMO AJUSTAR

Para ajustar o C.G. é exatamente como uma balança daquelas de peso antigas, se um lado estiver mais pesado que o outro, ou você tira peso de um lado ou acrescenta no outro até obter o equilibrio.

Um conselho importante é, se sua aplicação é critica com peso, de preferencia (havendo a possibilidade) em retirar peso, ou posicionar melhor os pesos ao ajustar o C.G., ao invés de simplesmente acrescentar peso.

Ou seja, caso no seu teste de C.G., o bico do avião esteja muito para baixo, veja se consegue trazer, por exemplo, a bateria mais para trás tirando o peso da frente e jogando mais para trás e assim tentando equilibrar o C.G.

LEMBRETE: Isso não é uma regra, pois cada asa tem seu calculo, mas caso você não saiba onde é o C.G., uma boa referencia é usar os 30% da “largura”, ou seja, se a asa tiver, 20 centimetros de largura, o C.G. estará próximo dos primeiros 6 centimetros. Em outro artigo abordarei as formas de calcular o C.G. para diferentes asas.

Fontes:

Sites que contribuiram com conhecimento e imagens:

http://www.e-aeromodelismo.com.ar/Taller/CalculoCG.htm

http://e-voo.com/faq/

MARCELONOG do Fórum do E-Voo:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=52523

http://aeroescolinha.blogspot.com/2011/01/como-encontrar-o-cg-de-um-aeromodelo.html

Aprenda a Escolher seu Aeromodelo

3 Comments

  • At 2011.04.16 11:10, Casa da Balsa said:

    Como imprimir uma planta em tamanho natural tif ou jpeg em sua impressora caseira:

    Abra a imagem no Paint
    Clique em “File” e depois em “Page Setup”
    Vai abrir uma janela nova
    Desmarque “horizontal” e desmarque “vertical”
    Voce marcara por exemplo a opção Orientação “Portrait”
    em seguida mude os numeros das margens para por exemplo left=1 Right=1 Top=1 Bottom=1 ( a pagina vai quase encher)
    mas vai ficar pequena margem para efetuar a colagem das folhas posteriormente
    Clique em “OK” e espere o processo terminar para imprimir.
    O Paint vai dividir toda a planta em partes e imprimir pela sua impressora.

    • […] você tenha mais segurança para decolar o aeromodelo. Nessa verificação você deverá fazer a checagem do CG e se o aeromodelo está mais pesado para um lado ou […]

      • At 2014.02.27 22:00, Marcelo said:

        Olá, a tempo venho acompanhando seu site, parabens pelo otimo conteudo.

        Bem clara essa materia sobre CG!

        Estou construindo uma especia de UFO, e fiquei na duvida quanto a localização do CG.

        Onde seria o CG deste UFO -> http://static.rcgroups.net/forums/attachments/4/9/6/7/a3236491-40-vfo epp.jpg

        Continue com as otimas materias/artigos.
        Grato
        Marcelo

        (Required)
        (Required, will not be published)