[Infográfico] Como identificar problemas no seu aeromodelo

Vejo ultimamente que muita gente (e não digo isso só para iniciantes) tem dificuldades em escolher os componentes elétricos do aeromodelo, ou até mesmo identificar o porque não funcionam da maneira correta.

Tem algumas regras básicas para o funcionamento dos componentes serem analisados e para facilitar o entendimento resolvi desenhar um infográfico que acredito explicar de uma maneira mais fácil.

De qualquer forma abaixo do infográfico coloco mais informações para ajudar no entendimento.

Clique nele para ver em tamanho maior!

Eletronicos-Aeromodelo

Os componentes eletrônicos que me concentro são:

  • Bateria
  • Motor
  • ESC
  • Hélice

Coloquei a Hélice, mesmo não sendo eletrônica por si só, mas porque ela tem grande influencia para o conjunto funcionar.

 

Bateria

A bateria tem o objetivo de fornecer a energia para o conjunto ou quando dedicada ao motor, fornecer energia exclusivamente para o motor.

Ela deve ser capaz de entregar a quantidade de energia suficiente para que o motor pede.

Características

mAh: É a carga da bateria, é como se fosse o tamanho do tanque de combustível. É esse valor que vai definir o quanto de energia será entregue, então quanto mais forte o motor maior precisa ser esse número e também quanto mais tempo quiser voar maior precisa ser esse número.

Volts: Nas baterias LiPo são representados pela quantidade de células. Quanto mais volts, mais voltas por minuto o motor dará, fazendo ele girar mais rápido. Porém se for acima do permitido pelo motor ou ESC esses dois componentes podem queimar.

C: É a descarga da energia (não comentei sobre esse no infográfico), ajuda na Entrega da energia para ESC + Motor.

 

Recomendações

  • Em projetos novos, verificar de pouco em pouco tempo se a bateria está esquentando ou estufando. Isso pode identificar que a bateria não é suficiente para o motor, ou que o motor ou esc estão sendo exigidos mais do que o necessário.
  • Verificar nas caracteristicas do motor e do ESC se a voltagem da bateria que pretende usar é permitida
  • Utilizar somente quanto o plug de energia estiver bem firme

 

Motor

O motor é o coração, é o que faz todo o conjunto funcionar. Ele depende do conjunto todo e conjunto depende dele.

Ele não deve ser sobrecarregado (hélice maior do que o permitido, hélice desbalanceada, mal fixado, etc) e deve ser suficiente para faz um voo com o conjunto a pelo menos 75% da força.

Características

Amperes: É a quantidade de energia que é consumida pelo motor, tem relação direta com a bateria e ESC.

KV: Indica o quanto o motor roda por minuto por volts. Muitos consideram só esse item para avaliar um motor, o que não é bom.

Watts: É a potencia do motor, pode ser convertido para cavalos como os dos carros. Normalmente é o melhor fator para se basear a escolha do motor.

Recomendações

  • Siga sempre o que é recomendado pelo fabricante do motor, ele já fez muitos testes com o mesmo
  • Se o motor aceita mais de um tipo de voltagem, quanto menor a voltagem, maior poderá ser a hélice
  • Se o motor tiver esquentando diminua a hélice, verifique se não está desbalanceada, ou se existe algo dificultando o giro
  • Quanto mais pás a hélice tiver, mais força o motor terá que fazer, então consulte o fabricante do motor antes de usar

 

ESC

O ESC é o controlador de velocidade, ele que vai interpretar o comando do rádio e aplicar esse comando no motor, dizendo se é para girar mais rápido ou mais devagar.

 

Amperes: Indica o quanto o ESC consegue entregar para o motor, esse número deve ser um pouco maior do que o exigido pelo motor. Por exemplo se o consumo máximo do motor é de 18A então o ESC deverá ser de 20A

Voltagem: Indica que voltagens ele suporta, o ESC pode suportar mais voltagens do que o motor, mas só deverão ser utilizadas voltagens comuns para o ESC E MOTOR.

BEC: Um opcional para facilitar a alimentação do receptor pela mesma bateria que alimenta o motor. Como os motores trabalham com voltagens mais altas que os receptores (normalmente) o BEC ajusta a voltagem da bateria (alta normalmente) para uma voltagem certa para o receptor.

 

Recomendações

  • Verifique sempre se o ESC está esquentando para confirmar se ele é suficiente para o motor. Se estiver esquentando ou o motor é demais para ele, ou o motor também está sendo sobrecarregado

 

Hélice

A hélice é o que vai transformar o giro do motor em empuxo e fazer o aeromodelo se movimentar.

Características

Diametro: É o tamanho de uma ponta a outra da hélice, quanto maior o tamanho, mais força exige do motor e mais massa deslocaca. É o primeiro número (em polegadas) que vem na descrição da hélice (por ex: 10×5, o diametro é de 10 polegadas)

Passo: Indica qual será a distancia percorrida pelo aeromodelo com UMA volta data pela hélice. É o segundo número (em polegadas) que vem na descrição da hélice (por ex: 10×5, o passo é de 5 polegadas).

 

Recomendações

  • Se a hélice quebrar não continue usando, mesmo que pareça ok, um pedaço que saia dela deixa desbalanceada e o motor será mais exigido e o voo mais crítico
  • Observe o tipo de hélice recomendada para o motor essa provavelmente será a mais eficiente

 

Conclusão Final

Você precisa conhecer com um pouco mais de detalhes seu aeromodelo e qualquer outro que venha a ter ou construir. Saber se a hélice é boa para aquele motor, que aquele ESC é suficiente e que a bateria vai aguentar tudo. E mais algumas outras coisinhas.

 

Nada é impossível de aprender, se eu aprendi, com certeza você aprende também. Por isso, montei o curso em vídeo aulas Aeromodelismo na Prática que te ajuda em todos esses passos.

 

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Aprenda a Escolher seu Aeromodelo

3 Comments

  • At 2014.03.18 17:19, Murillo said:

    Prezado Meilson,
    Projetei e construi um C45 expeditor (Beechcraft super 18) igual ao famoso “Bucket of Bolts”.
    Ele parece que vai voar.
    Envergadura = 1,55m
    Comprimento = 1,15m
    Peso completo=1,3 Kg
    Acontece que, mesmo com um ajuste bem fino, na arrancada para decolagem, ele desvia hora pra direita , hora para a esquerda.(possui trem de pouso com amortecimento).Ou seja, dá um cavalo de páu.
    Nas últimas tentativas notei que, dependendo da velocidade que ele adquire na corrida, o controle dos lemes já interferem na sua trajetória. Pergunto: Posso dar gás e controlar a direção com o controle do leme antes de dar um toque no profundor para ele decolar?
    Grande abraço e obrigado.
    Murillo Marques (pai) e Jorge Murillo (filho)
    murillomjr@gmail.com

    • At 2014.09.11 00:27, fabio lopes said:

      Caro meison, estou adorando as dicas que vem me passando ao longo deste aprendizado, sou iniciante no hoby, mas me sinto bastante seguro ao ler todas estas dica que vem me passando.
      Fica aqui o meu obrigado!

      • At 2015.07.26 20:01, Ademir Cerqueira said:

        Se o ESC tiver amperagem muito maior que a do motor o que pode acontecer?
        Ex: motor 15A e esc 50A

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