Entendendo os formatos das Plantas

Cada um tem uma forma preferida de explicar e comunicar, por causa disso, toda a troca de informações não tem um padrão único, para ajudar a você se localizar nesse mundo de plantas, vou tentar dar umas dicas rápidas, não é para você interpreta-las mas para você identifica-las.

Primeiramente vamos começar com os tipos de plantas, que eu já tenha visto, existem as seguintes:

  • 3 visões: Apresenta, normalmente em linhas cruas (somente os contornos) o avião em 3 visões, Cima, Lado e Frente. Podendo apresentar alguma outra visão dependendo da planta (abaixo e atrás).
  • De molde: Ela vem com o desenho dos moldes para você recortar as peças e montar o aeromodelo. É uma das mais procuradas e normalmente, por isso a mais comum.
  • Card model: Essa é conhecida mais para modelos estáticos (de enfeite), mas podem ser adaptadas. É para você usar com papel cartão, vem os moldes como a de cima, mas voltada para outro material.

Existem também os formatos de arquivos que disponibilizam as plantas e as limitações de cada um:

  • PDF: É um dos mais comuns, por ser um formato conhecido e difundido. Consegue ser bem compacto e normalmente a ampliação é melhor, mas tem um limite de acordo com o como foi gerado.
  • DXF/DWG: Esse é o formato do Autocad, normalmente é utilizado para plantas mais precisas e é, bem mais fácil (para quem conhece o programa) a manipulação do formato para ampliar ou reduzir as medidas.
  • JPG: É o formato mais fácil de abrir, pois todo computador já está preparado para abri-lo, normalmente o menor também, porém redimensionar e imprimir pode ser menos vantajoso que os outros formatos.

Dentro desses padrões há algumas divisões conhecidas, que são os padrões de apresentação das plantas. Nesse caso é um aspecto praticamente exclusivo do PDF, mas pode ser encontrado também no JPG.

  • Full: Ou cheio, do inglês, quer dizer que é a planta completa em uma única página. Muitas vezes por causa do tamanho é necessário imprimir em uma ploter (impressora usada para imprimir grandes folhas).
  • A4/A4/Letter: Nesses caso é o formato do papel ao qual a planta Full foi separada. Há alguns drivers de impressoras que já fazem isso, mas nesse formato o PDF já vem dividido em folhas no tamanho mencionado, ou seja você pode imprimir numa impressora normal e juntar as folhas para formar uma única folha grande, resultando no Full.

Isso foi um pequeno guide, que pode ser aumentado inclusive com sua ajuda, se você souber de algum outro formato ou alguma informação complementar sinta-se a vontade de enviar um comentário.

Aprenda a Escolher seu Aeromodelo

3 Comments

(Required)
(Required, will not be published)