Dicionário de Aeromodelismo

Confesso que eu atualmente tenho muita dificuldade em entender alguns termos usados pelos fanáticos por aeromodelismo e mesmo de aviação. Então estou montando esse artigo também para me ajudar e se você souber de algumas outras palavras que tenha dúvida ou saiba o significado, comente para irmos deixando cada vez mais completo.

Ailerons: Comandos nas asas que agem inversos, ou seja, quando o lado da asa esquerda está para cima, o da direita está para baixo, fazendo com que o avião role (nesse caso para esquerda) em seu próprio corpo.

Asa Alta: Classifica os modelos que tem a caracteristica de ter a asa principal acima da fuselagem de aeromodelo.

Asa Assimétrica: Esse tipo de asa é caracterizada pelo perfil da asa, se a asa fosse dividida ao meio, olhando lateralmente e o perfil de cima fosse diferente do de baixo essa seria uma asa assimétrica. Essas asas normalmente possuem arredondamento em cima e nenhum arredondamento ou quase nenhum em baixo, proporcionando mais sustentação ao modelo, ou seja ideal para modelos lentos.

Asa Baixa: Classifica os modelos que tema caracteristica de ter a asa principal abaixo da fuselagem do aeromodelo.

Asa Média: Há pessoas que não classificam, as asas médias para eles são asas baixas, mas nesse caso segue o mesmo padrão é quando as asas estão no meio da fuselagem.

Asa Simétrica: É o contrário da Asa Assimétrica, serve para modelos com menos sustentação, capazes de fazer manobras e com mais velocidade.

Bequilha: Este é o aparato que completa o trem de pouso, ou seja, ele serve somente para enquanto o modelo estiver no chão, ele dará a direção que o seu aeromodelo taxiará. Fora casos extremamente diferentes, são 3 os trens de pouso. 2 sempre um do lado do outro 1 na frente ou atrás desses, esse 1 é a bequilha.

Bordo de Ataque: É a parte inicial da asa que fica na frente, arredondada normalmente para ganhar em aerodinamica.

Cabrar:  É o comando inverso de picar, ou seja quando o profundor faz o bico do avião ir para cima.

Leme: Funciona assim como nos navios é a parte traseira móvel e faz a cauda do avião mover-se lateralmente, mudando-o de direção.

Lenhar: É quando o aeromodelo pousa de uma forma que você não quer, ou seja, ele quebra!

Picar: É quando você comanda a cauda do avião (profundor) de forma que faça o bico do avião ir para baixo.

Profundor: Normalmente fica próximo ao leme, há excessões e tipo diferentes, mas é a parte móvel que faz o avião se movimenta verticalmente, fazendo a cauda do avião ir para baixo ou para cima, é com ele que você cabra ou pica o avião.

Trimar: Essa é uma atividade que deve-se fazer toda vez antes de voar, é quando você através do transmissor (rádio) alinha todos esse comandos que comentamos antes (profundor, leme, aileron).

Aprenda a Escolher seu Aeromodelo

5 Comments

  • At 2011.08.10 13:49, meises said:

    ola caro colega estou com dificuldade de trimar meu helicoptero walquera V200 D01 tem como tu me ajudar ABS

    • At 2011.08.12 21:19, Meison Almeida said:

      Olá Amigo, não conheço muito sobre Helicoptero, mas você pode perguntar no forum do e-voo.com ou então entra nesse link aqui que tem alguns profissionais que manjam disso: http://www.aeromodelismoonline.com.br/category/onde/construtores/

      • At 2011.12.06 17:41, claudio filho said:

        esse blog me ajudou muito obrigado!!!!!!!!

        • At 2011.12.09 14:29, Meison Almeida said:

          Claudio,

          Que bom que ajudou, volte sempre.

          • At 2013.09.04 10:48, geandro said:

            ola caro amigo como se fas um trem de poso gardar os rodinhas
            voce poderia fazer um video me mostrando como sao colocados quais sao os comandos esa rodinhar e gardada a onde
            ficarei agradesido caso me ajude

            (Required)
            (Required, will not be published)