depron

Construção de Aeromodelos com Depron – Dicas e Truques

6 Flares Twitter 0 Facebook 6 Filament.io Made with Flare More Info'> 6 Flares ×

Um pouco sobre depron

Muito se fala sobre aeromodelismo elétrico atualmente e muitas pessoas ficam intrigadas quando vêem os aeromodelos elétricos feitos de Isopor ou Depron (para maioria depron e isopor é tudo igual, mas não é). Pelo custo do aeromodelo elétrico, o hobby se tornou mais comum, porém há os que digam que aeromodelos que não são de balsa não são aeromodelos.

A questão de ser ou não aeromodelo, pode ficar para outro momento, pois acredito que isso seja muito mais profundo do que a construção com esse tipo de material.

O depron é um material de poliestireno extrudado e não expandido como é o isopor, a diferença é que o depron é mais denso, dando mais força e flexibilidade ao material. Porém continua sendo poliestireno e há um determinado nível de força ou flexão, este se quebra.

A manipulação do mesmo é mais fácil que o isopor, pois não precisa de fio quente, para corta-lo basta um estilete mesmo. Calor também as vezes é necessário quando se quer molda-lo em outras formas que não seja a chapa.

Para uma identificação melhor do material, na sua geladeira pode ter um exemplo, as bandejinhas de “isopor” para frios, na verdade são feitas de depron. Quebre-as ao meio e verá que não surgirão aquelas bolinhas caracteristicas do isopor.

Conseguir depron aqui no Brasil, era muito complicado, ainda não é fácil, mas com certeza está bem mais acessível agora, no final do artigo colocarei alguns sites que disponibilizam as placas para vender.

 

Tipos de Construção

Como o depron é um material leve e que já vem no formato de chapa, é possível fazer com ele duas formas de construção de aeromodelos:

Exemplo de uma construção com depron do tipo Shockflyer (chapada)

Exemplo de uma construção com depron do tipo Shockflyer (chapada)

  1. Shockflyer (chapado): Esse tipo de construção monta a “fuselagem” do avião com uma chapa perpendicular a outra sem ter uma “carenagem”. A asa também é chapada (sem perfil) e ao contrário do que se pensa, qualquer avião pode voar com uma asa sem perfil, depende de sua configuração de peso e empuxo. Se quiser plantas desse tipo há várias que você pode encontrar aqui. Plantas Shockflyer.
  2. 3D (fuselado): Esse 3D no caso, indica que o corpo, asa e outros atributos do avião não se restrigem a uma chapa, mas tem um formato, se apresentando mais como uma aeronave real. Inclusive com asa perfilada. Se quiser plantas desse tipo, pode encontrar aqui. Plantas 3d/Fuseladas.
Exemplo de uma construção em depron do tipo 3D (fuselada)

Exemplo de uma construção em depron do tipo 3D (fuselada)

Manuseando o Depron

Como falado, o depron não precisa de muitos aparatos especiais para ser utilizado. Para corta-lo basta um estilete, com um soprador de calor, consegue-se curva-lo e molda-lo e com determinadas colas, fixas outros materiais e uma peça de depron a outra. Com isso temos que o equipamento mais básico é:

  1. Estilete afiado
  2. Caneta (para desenhar o molde)
  3. Cola

Para algo mais avançado, como um aeromodelo fuselado, asa com perfil, será necessário o soprador de calor e algum objeto para ajudar a dar a forma que você quer, como um cano, uma caixa, ou qualquer objeto que se enquadre na forma que deseja.

Uma das coisas mais procuradas sobre o depron, é como molda-lo, então aqui vai outra dica. Você pode sulcar o depron com um cortador de pizza, uma regua circular, um estilete no veio de onde você quer arredondar, seguinte a idéia abaixo:

Outra forma de dobrar depron (também retirada do forum do e-voo, postado pelo Ton)

 

As colas mais usadas, que deve-se tomar cuidado para não estragar o depron, ou o projeto por seu peso são:

  • Epoxi (5 minutos, 10 minutos, 30 minutos): Essa cola é comum e leve para as aplicações em depron, mas demora mais a secar.
  • Cola quente: O problema da cola quente é ser pesada, mas para manipula-la é mais fácil pois seca rapidamente.
  • Cola branca (PVA): Também tem o problema de secagem demorada, mas é leve e fácil de encontrar.

Onde encontrar

Depron

Referencias

Subscribe to our mailing list

* indicates required Nome * Email *

33 Comments

  • At 2010.12.17 11:07, Gicelmo Passos said:

    Também poderá encontrar o depron no site: http://www.spumapaper.com.br, com vendas direta pelo site e entrega em qualquer endereço do Brasil que tenha cobertura do SEDEX;

    • At 2011.03.17 02:10, Sandro Grillo said:

      Em ja atualizei o que você pediu, assim que puder, faça uma imagem com a propaganda do seu site e me envie, para que eu coloque la como parceiro e fonte de artigos interessantes para os aeromodelistas do brasil.., abraços

      • At 2011.08.15 22:48, Tiago said:

        Posso usar cola de isopor?? ou CA? Pq cola epoxi é ruim demais pra trabalhar!

        • At 2011.08.16 22:19, marcelo fernandes de meo said:

          gostaria de telefone a onder compra depro

          • At 2011.08.18 20:50, Meison Almeida said:

            CA você pode usar com muito cuidado porque dependendo da CA ela come o depron. Cola de isopor também funciona pelo que ouvi falar, mas pessoalmente nunca usei. Fica um pouco mais pesado, mas o que mais uso é cola quente, porque é rápida também.

            • At 2011.09.12 02:03, Marco Antonio said:

              amigo gostaria de pedir uma ajuda para eu poder construir meu primeiro aeromodelo mas o problema é que sou totalmente leigo no assunto e tenho muitas duvidas e dificuldade de compriender ! vi muitos tutoriais no youtube mas não são muito expecificos. se puder dar uma ajuda meu e-mail é marcobugat@r7.com

              • At 2013.05.24 05:05, Jonathan Wachtler said:

                Marco Antônio,

                Eu também estou construindo meu primeiro aero (um CESSNA 182). Eu fui assistindo os vídeos que tem no Youtube e lá ele explica cada detalhe, do início ao fim (corte do depron, montagem, entelagem, instalação da parte elétrica).

                Eu só não terminei ainda por causa de tempo, mas é muito fácil de fazer aquele modelo. Procure no Youtube por Hellfly6.

                Abraço

            • At 2011.08.19 10:42, Tiago said:

              Poderia me mandar um email, contendo seu email pra mim conversa e tirar uma pequena duvida

              • At 2011.09.01 09:25, Eduardo Martins said:

                Que site maravilhoso, eu não conhecia, e tem muitas informações valiosas, gostei muito do site. estão de parabéns. Achei no Google procurando por plantas de avião. Abraço.

                • At 2011.09.01 12:17, Meison Almeida said:

                  Olá Eduardo, obrigado, a tentativa é ajudar mesmo quem procura por materiais e quem quer iniciar e não sabe a melhor forma. Precisando de algo ai, é só avisar, se tiver algum material também a gente vai publicando aqui.

                  Abraços.

                  P.S.: Muito legal seus trabalhos também, um bom tempo atrás tentei trabalhar com 3DS Max também, mas não tenho o tino.

                  • At 2011.12.11 21:20, osvaldo said:

                    Boa noite , tenho uma turbina GW/EDF – 64d 4600kv qual o empuxo dela?qual avião que posso fazer?? qual esc, bateria conselhavel…Obrigado!!

                    • At 2012.01.14 17:55, Meison Almeida said:

                      Olá Osvaldo,

                      Desculpe pela demora, tem uma calculadora nesse link (http://www.aeromodelismoonline.com.br/como-descobrir-o-peso-motor-e-bateria-para-seu-modelo-eletrico-calculadora/) com ela você consegue ter uma boa ideia da capacidade do seu motor.

                      • At 2012.02.10 09:54, erivelton de caldas oliveira said:

                        estou encontrando dificuldades de encontrar pela internete como construir areomodelos pois quero um projeto do começo ao fim quero entrar nesse robbb como não tenho nenhun conhecimento sobre o assunto quais os modelos ,materias,e onde encontrar no rs brasil,se alguém tiver esse material e quizer enviar por email fico agradecido .

                        • At 2012.05.02 19:12, taidi said:

                          entra no youtube (como fazer um aeromodelo)la vc vai ver um tutorial bm completo!cm 29 videos da fuzelagem até a eletronica!

                        • At 2012.02.12 12:11, Meison Almeida said:

                          Erivelton, o ideal inicialmente é pegar um modelo bem simples já pronto, ou pelo menos já cortado o depron para você só montar. Ai você vai tendo uma ideia melhor de como construir o seu, pelo menos os itens básicos. Existem diversos tutoriais na internet, é bom participar do forum do e-voo.com que lá você vê várias fotos de pessoas com seus passo a passo da construção, além de alguns tutoriais. Pra começar do zero, sem ter visto nada nem conhecido nada de aeromodelo é mais dificil, é melhor você entender o funcionamento treinando pilotar no computador, depois comprando um já pronto… pq senaum vai demorar bastante para conseguir ter sucesso num aeromodelo… Uma boa dica também é ter um amigo que já pratique esse hoby para te ajudar…

                          abs

                          • At 2012.05.03 18:51, walter nunes said:

                            Alguem pode indicar uma loja que venda isopor no centro de sp ou proximo ?

                            • At 2012.07.07 19:49, Leonardo said:

                              Olá,
                              Eu gostaria de ajuda para terminar de montar meu aeromodelismo que comprei fora do País,mas eu acho que esta faltando peça. ( parte: rodas )

                              Leonardo

                              • At 2012.09.03 15:49, José Carlos said:

                                Bom dia,
                                Sou aeromodelista consegui montar um planador de 2m de envergadura, um Gentle Lady de balsa, será que eu posso montar um de depron seguindo algumas regras ???

                                Obg.

                                José Carlos ;)

                                • At 2013.03.14 10:42, Meison Almeida said:

                                  Olá José Carlos,

                                  Desculpe a demora, não tinha visto sua mensagem. Planador de depron eu acho bem inovador, mas acho que a asa vai acabar precisando de um bom reforço.

                                  Abs,
                                  Meison

                                • At 2013.03.07 21:52, jose ramalho said:

                                  ola!estou querendo construir um modelo q vi na internet o cessna 182
                                  mas to com uma duvida referente a asa do modelo.como e q faz pra deixa ela
                                  com a quela ondulação na parte de cima se vc pode me ajudar fico muito grato ok.

                                  • At 2013.03.14 10:41, Meison Almeida said:

                                    Olá José,

                                    A altura depende da planta, normalmente eles colocam o “perfil” da asa que é como você a verá de lado e você deve-se guiar por ele. Veja se na planta que você está construindo tem um perfil, senão tiver você pode pegar um perfil pronto de vários tipos existentes e utiliza-lo como base.

                                    Abs,
                                    Meison

                                  • At 2013.04.24 13:11, Matheus said:

                                    Viu, onde eu acho os moldes para fazer isso? e tipo assim, ao invés de fazer no depron pode ser feito no isopor que não dá diferença? ou a diferença é muito grande?

                                    • At 2013.04.24 14:21, Meison Almeida said:

                                      Olá Matheus, os moldes são essas plantas que disponibilizo. É só ir no menu Plantas e você poderá baixar várias, é só imprimir colar e recortar ai você terá o molde das peças para montar. Você pode fazer em isopor sim, mas tem que tomar cuidado com a espessura da placa de isopor e por isso (já que é planejado para ter entre 4mm a 6mm) você precisará reforçar a estrutura com alguma vareta ou madeira.

                                      Abs

                                      • At 2013.05.03 20:47, Geraldo Lopes costa said:

                                        Como eu consigo molde aeromodelo cessna 182 em papel A4 , pois estou querendo montar meu primeiro aeromodelo.

                                        Sds.
                                        Geraldo

                                        • At 2013.05.16 19:15, Orlando said:

                                          Corto Depron e isopor a laser , trabalho no corte pela planta de corte no Corel Draw. 11 98326-8913 Orlando

                                          • At 2013.09.27 10:07, REGINALDO said:

                                            OLA A TODOS.,… TENHO UM AERO ELETRICO DE 3 CANAIS, A MINHA QUESTAO E A ASA PRINCIPAL QUE E MUITO FINA E QUEBRA ATOA, COMO FAZER UMA ASA COM MELHOR RESISTENCIA..? O AVIAO E PARECIDO COM ORIOLE… OU FLAY FOX, DE 2 CANAIS….
                                            MAIS ESTA AGORA COM NOVA ELETRONICA.. SERVOS LEME E PROFUNDOR, ESC DE 30A PARA O MOTOR..
                                            QUALQUER INFORMACAO E-MAIL E

                                            pu1rcf@gmail.com
                                            REGINALDO DE VOLTA REDONDA R.J.

                                            OBRIGADO A TODOS,,,

                                            • At 2013.09.27 21:35, Meison Almeida said:

                                              Olá Reginaldo,

                                              Se a asa está quebrando sempre o melhor a fazer é colocar uma vareta de carbono, fibra ou balsa para aumentar a sustentação. Mas em que momento ela quebra, em voo mesmo?

                                              Abs,
                                              Meison

                                              • At 2013.11.06 01:26, marcel said:

                                                nobre amigo boa noite,
                                                estou montando um sea bb e gostaria de detelhes para fixar o pilão do motor no aeromodelo.
                                                no e-voo ainda fiquei com dúvidas
                                                aonde devo fixar os palitos na asa. att marcel

                                                • At 2014.03.08 17:31, Cleysson Monteiro said:

                                                  amigão estou querendo começar a fazer um aeromodelo desses e me encantei pelo modelo US-37 de dois motores aquele que possui 2 hélices atrás,quero saber se é possível eu fazer no Depron um US-37 desse modelo no tamanho de 2 MTS.

                                                  • At 2014.03.09 00:21, Cleysson Monteiro said:

                                                    SE POSSÍVEL FOR PODERIA ME FORNECER A (PLANTA, ESCALA NO TAMANHO DE 1600 CM POR 1180 CM PARA DEPRON DO US-37-MK BIMOTOR ELÉTRICO) JÁ TENHO AS ANOTAÇÕES QUE PRECISO DO MATERIAL SÓ NÃO TENHO A ESCALA, PLANTA.EU VI UM DESSE TAMANHO FICOU SHOWWW, QUERO FAZER UM ASSIM AGRADEÇO SUA AJUDA.

                                                    • At 2014.07.05 23:44, wanderlei said:

                                                      sei la escrevo a minha duvida pareçe que nao vai mais vou tentar de novo gostei do aero disney voçe sabe dizer si é entelado ou pintado valeu abraços

                                                      • At 2014.07.09 00:51, Meison Almeida said:

                                                        Olá Wanderlei,

                                                        Os primeiros comentários vem para aprovação, é a segurança para não ter aquele monte de spam aqui…

                                                        Sobre o aero da disney tem gente que faz entelado e outros pintados, a parte dos olhos é impressa mesmo. Mas acho que uma boa pintura seria a melhor opção.

                                                        • At 2014.07.10 14:09, Judith Bonocchi said:

                                                          Olá, tudo bem?

                                                          Moro no interior, gostaria de saber onde eu poderia adquirir placas de depron

                                                          em São Paulo.

                                                          Ficarei muito agradecida, estou precisando urgente.

                                                          Judith.

                                                          (Required)
                                                          (Required, will not be published)