Construção de Aeromodelos com Depron – Dicas e Truques

Um pouco sobre depron

Muito se fala sobre aeromodelismo elétrico atualmente e muitas pessoas ficam intrigadas quando vêem os aeromodelos elétricos feitos de Isopor ou Depron (para maioria depron e isopor é tudo igual, mas não é). Pelo custo do aeromodelo elétrico, o hobby se tornou mais comum, porém há os que digam que aeromodelos que não são de balsa não são aeromodelos.

A questão de ser ou não aeromodelo, pode ficar para outro momento, pois acredito que isso seja muito mais profundo do que a construção com esse tipo de material.

O depron é um material de poliestireno extrudado e não expandido como é o isopor, a diferença é que o depron é mais denso, dando mais força e flexibilidade ao material. Porém continua sendo poliestireno e há um determinado nível de força ou flexão, este se quebra.

A manipulação do mesmo é mais fácil que o isopor, pois não precisa de fio quente, para corta-lo basta um estilete mesmo. Calor também as vezes é necessário quando se quer molda-lo em outras formas que não seja a chapa.

Para uma identificação melhor do material, na sua geladeira pode ter um exemplo, as bandejinhas de “isopor” para frios, na verdade são feitas de depron. Quebre-as ao meio e verá que não surgirão aquelas bolinhas caracteristicas do isopor.

Conseguir depron aqui no Brasil, era muito complicado, ainda não é fácil, mas com certeza está bem mais acessível agora, no final do artigo colocarei alguns sites que disponibilizam as placas para vender.

 

Tipos de Construção

Como o depron é um material leve e que já vem no formato de chapa, é possível fazer com ele duas formas de construção de aeromodelos:

Exemplo de uma construção com depron do tipo Shockflyer (chapada)

Exemplo de uma construção com depron do tipo Shockflyer (chapada)

  1. Shockflyer (chapado): Esse tipo de construção monta a “fuselagem” do avião com uma chapa perpendicular a outra sem ter uma “carenagem”. A asa também é chapada (sem perfil) e ao contrário do que se pensa, qualquer avião pode voar com uma asa sem perfil, depende de sua configuração de peso e empuxo. Se quiser plantas desse tipo há várias que você pode encontrar aqui. Plantas Shockflyer.
  2. 3D (fuselado): Esse 3D no caso, indica que o corpo, asa e outros atributos do avião não se restrigem a uma chapa, mas tem um formato, se apresentando mais como uma aeronave real. Inclusive com asa perfilada. Se quiser plantas desse tipo, pode encontrar aqui. Plantas 3d/Fuseladas.
Exemplo de uma construção em depron do tipo 3D (fuselada)

Exemplo de uma construção em depron do tipo 3D (fuselada)

Manuseando o Depron

Como falado, o depron não precisa de muitos aparatos especiais para ser utilizado. Para corta-lo basta um estilete, com um soprador de calor, consegue-se curva-lo e molda-lo e com determinadas colas, fixas outros materiais e uma peça de depron a outra. Com isso temos que o equipamento mais básico é:

  1. Estilete afiado
  2. Caneta (para desenhar o molde)
  3. Cola

Para algo mais avançado, como um aeromodelo fuselado, asa com perfil, será necessário o soprador de calor e algum objeto para ajudar a dar a forma que você quer, como um cano, uma caixa, ou qualquer objeto que se enquadre na forma que deseja.

Uma das coisas mais procuradas sobre o depron, é como molda-lo, então aqui vai outra dica. Você pode sulcar o depron com um cortador de pizza, uma regua circular, um estilete no veio de onde você quer arredondar, seguinte a idéia abaixo:

Outra forma de dobrar depron (também retirada do forum do e-voo, postado pelo Ton)

 

As colas mais usadas, que deve-se tomar cuidado para não estragar o depron, ou o projeto por seu peso são:

  • Epoxi (5 minutos, 10 minutos, 30 minutos): Essa cola é comum e leve para as aplicações em depron, mas demora mais a secar.
  • Cola quente: O problema da cola quente é ser pesada, mas para manipula-la é mais fácil pois seca rapidamente.
  • Cola branca (PVA): Também tem o problema de secagem demorada, mas é leve e fácil de encontrar.

Onde encontrar

Depron

Referencias

Aprenda a Escolher seu Aeromodelo

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