Como ligar baterias paralelas e em série

Em muitos projetos, principalmente relativos a aeromodelos com mais de um motor, é necessário a utilização de duas ou mais baterias. A ligação de duas baterias influenciam sempre em duas características Voltagem ou mAh (Amperes por Hora).

Só lembrando um pouco, estamos falando de baterias Lipo que trabalham com células, cada célula a mais aumenta sua voltagem, já os mAh são caracteristicas individuais mesmo.

Basicamente os Volts são responsáveis pelo motor dar mais voltas em menos tempo (ou seja, quanto mais volts mais rápido o motor vai girar) e os mAh são responsáveis pela duração do voo.

Abaixo trago uma explicação rápida e também um vídeo do Flite Test que explica na prática a ligação em série e paralela (é inglês mas você pode colocar uma legenda em português traduzida que dá para ter uma ideia).

 

Ligações da Bateria

As baterias podem ser ligadas de 3 formas:

  • 2 baterias individualmente ligadas em 2 ESC, uma em cada um;
  • 2 baterias ligadas em série (aumenta a Voltagem);
  • 2 baterias ligadas em paralelo (aumenta os mAh);

Vamos ver individualmente cada um:

 

Ligação em Série

Para ligar as baterias em série é como faziamos em nossos brinquedos de criança, lembram quando colocavamos uma pilha com o positivo para cima e outra com o positivo para baixo?

É o mesmo principio. Você deve unir o positivo de uma bateria, com o negativo da outra então ela se transformará em uma bateria com positivo e negativo dos que sobraram (um negativo de uma delas e um positivo de outra) que deverão ser conectados ao ESC.

Com isso, as Voltagens serão somadas, ou seja duas baterias de 3S de 1000mAh se transformarão em UMA bateria de 6S de 1000mAh. Ou seja, mantém o mAh e soma-se as células (voltagem).

 

Ligação em Paralelo

Já para ligação em Paralelo é só você unir o positivo de uma como o positivo de outra e o negativo com o negativo. Esse conjunto deverá ser ligado ao ESC.

Com isso, as Voltagens se manterão e os mAh somaram. No caso do exemplo acima duas baterias de 3S de 1000mAh, se transformariam em UMA bateria de 3S de 2000mAh.

 

IMPORTANTE

Lembre-se, isso é muito importante, para não ter problema com seu aeromodelo. Ligue SEMPRE baterias IGUAIS em todas suas configurações e também em sua CARGA, inclusive da mesma marca.

 

Vídeo

Com vídeo a ideia acima fica bem mais fácil de entender, vejam como o pessoal da Flite Test fizeram.

Aprenda a Escolher seu Aeromodelo

3 Comments

  • At 2013.09.26 09:27, wesley said:

    se a ligação foi em paralelo a taxa de descarga soma tambem? abs.

    • At 2015.02.09 21:51, Fernando said:

      Não Wesley, soma somente a capacidade em mah. ou seja se as baterias forem 30c permanece 30c.

    • At 2013.09.26 09:28, joao donizeti feltrim said:

      muito boa a explicação

      (Required)
      (Required, will not be published)