Asa de Aeromodelo Perfilada em Depron

Como construir uma asa somente com depron [VIDEO]

6 Flares Twitter 0 Facebook 6 Filament.io Made with Flare More Info'> 6 Flares ×

Como construir uma asa

Asa de Aeromodelo Perfilada em DepronUma das grandes dúvidas da maioria do pessoal que resolve iniciar nas construções de aeromodelo é como construir uma asa.

Eu mesmo quando comecei a construir tive grande dificuldade, tanto que no começo preferi começar pelos shock flyer que as asas são planas (e inclusive recomendo para quem quer construir um primeiro aeromodelo e acredita que não tem muito jeito para a construção).

Com este método de dobra de depron você consegue fazer uma asa rapidamente, é claro que esse método limita a uma asa reta, mas uma asa muito boa.

Para quem ainda não tem a prática de construir uma asa em isopor essa é uma ótima opção.

 

Passo-a-Passo

Com esse método você pode optar por construir uma asa interiça ou em duas metades caso queira faze-la maior. Resumo aqui os passos ensinados no vídeo abaixo (está em inglês):

  • Marque na placa de depron a corda da asa (largura da asa)
  • Utilizando uma régua de metal, ou algo reto e fino que ajude no processo de dobra
  • Usando outro material do tipo da régua para apoiar todo o depron que estará sendo dobrado e assim evitando quebra-lo
  • Caso você veja dificuldade em dobrar, utilize secador de cabelo para jogar o calor na dobra e facilitar a dobra
  • Faça pequenas ripas do comprimento da asa e cole duas (uma sobre a outra) um pouco antes da dobra
  • Feche a asa e cole

Caso os itens estejam complicados de entender, veja o vídeo abaixo que fica mais fácil.

Espero que esse tutorial te ajude e qualquer dúvida é só enviar um comentário.

 

Vídeo

Subscribe to our mailing list

* indicates required Nome * Email *

19 Comments

  • At 2013.09.13 08:10, Machado said:

    Já tinha visto esse vídeo há algum tempo, e já fiz a assa usando esse metodo, fácil e rápido, ele tem outro vídeos que ensina a construir fuselagem muito fácil tb

    • At 2013.09.13 10:16, Neilton said:

      Rpz, de grande ajuda na hora certa, eu tava aqui me matando no meu primeiro aero sem ser shock, definitivamente asa com isopor ainda estou uma merda (rsrsrsrsrs), com depron tava tentando com aquele esquema de longarina (estilo asa de aviao mesmo) porém alinhar aquilo tudo provou ser tão dificil quanto modelar o isopor.

      • At 2013.09.13 10:17, Rodrigo said:

        Muito bom Meison obrigado ótimos posts continue assim divulgando o aeromodelismo

        • At 2013.09.13 11:26, Meison Almeida said:

          Neilton,

          Fico feliz que tenha ajudado e vindo em hora certa. É eu tenho uma boa dificuldade com asas também, por isso achei valioso compartilhar. Estava preparando para eu fazer um vídeo, mas como estava demorando para conseguir grava-lo, resolvi compartilhar esse.

          A única dificuldade em fazer essa asa é a parte da dobra, que tem que tomar cuidado, fora isso não tem nenhuma outra.

          Boa sorte… E quando tiver fotos da construção mande!

          Abs,
          Meison

          • At 2014.01.31 00:21, Sandro Barros said:

            Olá meison consegui fazer o Ultron 3D que vc divulgou o molde e ficou da hora como faço pra te enviar as fotos?

          • At 2013.09.13 11:28, Meison Almeida said:

            Olá Rodrigo,

            Muito Obrigado. Fico feliz por estar sendo útil, minha intenção é essa mesmo de ajudar, porque eu sofri um pouco para iniciar. E o pouco que aprendi e estou aprendendo vou repassando… Acredito que sempre tem alguém que precisa de alguma informação…

            E se você tiver alguma ideia de artigo, quiser ajudar nos artigos, sinta-se a vontade…

            Abs,
            Meison

            • At 2013.09.13 12:12, Anderson said:

              Ele usou depron de quantos milímetros? Nossa uma asa pronta em 5 minutos é um sonho para um iniciante como eu. Infelizmente não vejo muito como fazer um diedro desta forma então ainda devo fazer a minha com o esquema da canaleta no meio hehe.

              • At 2013.09.13 12:37, marcos alonso said:

                boa tarde gostaria que vc me mandase uma planta do calmato 40 asa baixa se tiver gosto muito dese modelo pois ele e muito caro agradeso obrigado ok

                • At 2013.09.13 14:34, Meison Almeida said:

                  Olá Marcos,

                  Boa tarde, tudo bom?

                  O Calmato asa baixa está nesse link: http://www.aeromodelismoonline.com.br/planta-do-calmato-sport-asa-baixa-para-download/, boa construção e voos para você.

                  Abs,
                  Meison

                  • At 2013.09.13 19:14, marcos alonso said:

                    vc nao tem ela em pdf vou fazer em depron ok

                  • At 2013.09.13 14:38, Meison Almeida said:

                    Olá Anderson,

                    Não sei qual espessura ele usou, mas eu usei a de 2mm. Se quiser tentar com um mais grosso, pode tentar, só veja se ele não está prestes a quebrar. Qualquer coisa use uma das 2 técnicas:

                    Fazer sulcos no depron para facilitar a dobragem
                    Utilizar um secador de cabelos ou um soprador de ar quente para facilitar a dobra

                    De qualquer jeito, é possível sim fazer com essa técnica com uma asa com diedro, mas acaba ficando dificil também porque você tem que fazer em 2 partes cada asa e desenhar de uma forma que a segunda parte se encaixe inclinada na outra.

                    Porém eu acho que você não precisa necessariamente ter um aeromodelo com diedro. Você pode começar em uma com asa reta, é claro que o diedro ajuda a estabilizar o voo, mas não é tanta diferença assim. E se mesmo assim você sentir falta, de repente pode pegar um estabilizador eletronico (giro) que vai estabilizar o voo automaticamente usando os servos (aileron).

                    Espero ter ajudado.

                    Abs,
                    Meison

                    • At 2013.09.13 16:18, Neilton said:

                      Meison,
                      será quem dá algum grilo eu entelar o depron antes de dobrar p fazer a asa? Seria uma mão na roda incrivel, vou usar aquelas folhas de pvc colorido.
                      Pelo vídeo mostra ser desnecessário, mas deixo de fora a varetas de fibra de vidro?

                      • At 2013.09.13 17:33, wallacy said:

                        ESSE depron q ele uasa ai e diferente dos q agente encontra no mercado aki no Brasil?

                        • At 2013.09.13 17:37, Meison Almeida said:

                          Wallacy,

                          Tem diferentes tipos de depron lá fora sim e esse que ele usa é um pouco diferente do nosso sim, inclusive se você notar ele retira um pedaço de papel do depron.

                          Mas com os que encontramos aqui dá para fazer isso sim, só tomar mais cuidado para não quebrar.

                          Abs,
                          Meison

                          • At 2013.09.13 17:39, Meison Almeida said:

                            Neilton,

                            Acho que é questão de testar, mas o que todos fazem é entelar depois. Pois se você entelar antes e dobrar a fita pode criar resistência para a dobra.

                            Você pode colocar varetas de fibra de vidro sim, garante mais resistência.

                            Abs,
                            Meison

                            Abs,
                            Meison

                            • At 2013.09.13 18:59, Odair said:

                              Ola Meison eu costumo etelar com durex de 50 m/m todas as dobras que que faço e p/ não ter problema de resistencia e estar sempre atento com o lado do depron o liso p/ fora.grato pelas plantas e dicas.sds.

                              • At 2013.09.13 19:17, marcos alonso said:

                                gostaria de saber se vc tem a planta do calmato 40 asa baixa em pdf vou fazer em deprom ok

                                • At 2013.09.16 21:07, Ademar acosta said:

                                  Construo estas asas ja a algum tempo…elas ficam incrívelmente resistentes e leves…só uso as ‘RIPAS” de depron no meio…não nescessitam de reforços….muito simples e rápidas!
                                  o segredo é entelar (com fita larga) o depron antes de dobra-lo ou se preferir com vinil mesmo…sucesso pra vcs na construção….

                                  • At 2014.02.28 14:44, Marcelo said:

                                    Juro que vi em algum lugar uma técnica( mais fácil ainda, porem não sei se é “bom”…) que usa apenas a sobreposição de placa de isopor de outras medidas pra confeccionar a asa.
                                    Sabe como confeccionar essa asa( cálculos )ou o nome da técnica ?

                                    (Required)
                                    (Required, will not be published)