Aeromodelismo para iniciantes – Parte III

2 Flares Twitter 0 Facebook 2 Filament.io Made with Flare More Info'> 2 Flares ×

Continuando a série de artigos para ajudar a entender um pouco melhor como iniciar no aeromodelismo, chegamos a parte da execução em si, ou seja, iniciar a melhor parte a de pilotar. Resolvi colocar essa parte em sequencia, deixando a parte de construção para depois, pois não são todos que vão para essa area e ela não é necessária para entrar no hobby.

Leia os artigos anteriores, caso não esteja acompanhando:

Aeromodelismo para iniciantes – Parte I

Aeromodelismo para iniciantes – Parte II

Montagem Básica

Antes de começar a pilotar deve-se saber algumas coisas básicas para o funcionamento, como ligar, o que verificar e como os comandos devem responder, antes de levantar voo, para que a diversão não comece terminando.

Primeiro você deve conectar cada servo e/ou controlador de velocidade ao receptor, normalmente a ordem é canal 1, servo do aileron, canal 2, servo do profundor, canal 3, servo do motor ou controlador de velocidade e por último canal 4, servo do leme.

Dessa forma você tem seus comandos conectados e assim que ligar seu receptor (ligue ele primeiro sempre), poderá ligar a alimentação (bateria). Antes de ligar o motor e decolar, primeiro cheque se os comandos estão respondendo como deveriam, esse processo pode exigir que você faça uma trimagem.

Para verificar se o comando está respondendo adequadamente é só fazer as seguintes verificações para cada um:

  • Ailerons: Puxe o stick do aileron para a esquerda e veja se o comando do aileron esquerdo está subindo, enquanto o da direita está descendo, faça o teste inverso também. Ao deixar no neutro os dois devem estar no mesmo nível da asa.
  • Profundor: Puxe o stick do profundor para baixo e veja se o comando do profundor está subindo, inverta e veja se ele desce. Ao deixar no neutro o profundor deve estar horizontal.
  • Leme: Puxe o stick do leme para esquerda e veja se (olhando de trás do aeromodelo) o leme está indo para a esquerda.

Entendimento dos Comandos

A parte mais dificil do aeromodelismo é, diferentemente da aviação real, pilotar de fora da cabine. Dessa forma a referencia do aeromodelo em relação ao piloto pode mudar os comandos e por isso deve-se imaginar estar dentro do aeromodelo ao executar os comandos.

Para iniciar é necessário entender primeiro o que cada um dos sticks do controle faz, para isso visite o artigo Controle para Aeromodelos (Radios, Transmissores) nele você irá entender a função de cada stick, o que será necessário para o entendimento desse artigo.

Agora que você já sabe o que cada stick faz e no artigo anterior aprendeu o como cada comando no aeromodelo  precisa tentar visualizar os movimentos do aeromodelo, lembrando que tudo é na referencia dele mesmo é a melhor maneira de visualizar quaisquer movimentos. Vou aqui exemplificar algumas possibilidades, mas não é  a maneira ideal de se pilotar, isso serve só para entender o mecanismo e se guiar inicialmente.

Lembrem-se, os comandos em aeromodelismo são representados fielmente nos comandos do aeromodelo, não é como com os carrinhos de controle remoto (não estou falando de automodelismo) que você compra em loja de brinquedos, onde você coloca tudo para o lado, ou pouco para o lado e é a mesma coisa. No aeromodelismo, se você movimenta 2 graus no comando é isso que irá representar no aeromodelo. Por isso, movimentem pouco, já será suficiente, se você ficar desesperado e movimentar tudo será pior ainda.

Outro conselho importante, é que se estiver no ar e não souber o que fazer, desligue o motor e solte tudo, se você não conseguir tempo de entender o que fazer para recuperar o aeromodelo, pelo menos ele terá mais chance de não quebrar ou reduzir o impacto da queda, pois a maioria dos modelos se estabilizam e o principal, diminuem a velocidade o que com certeza reduz o impacto.

Esses dois conselhos são importante, sempre ter em mente.

Decolando

A primeira parte para voar é a decolagem, a melhor forma para decolar é se aproveitar de tudo que tem, ou seja, decolar contra o vento, isso favorecerá a sustentação do mesmo, que é o que interessa na decolagem. Ao decolar você não pode economizar, por isso o indicado é usar todo a potencia do motor, quando estiver lá em cima você poderá reduzir a velocidade.

O profundor será o comando para sair do solo, no caso de lançar manualmente, só precisará utiliza-lo para subir mais. Lembrando que apesar de alguns modelos não terem esse problema, o profundor deve ser acionado somente depois de se obter alguma velocidade em solo pois o profundor também tem a ação de reduzir a velocidade o que pode reduzir as chances de uma boa decolagem.

Voando em linha reta

Apesar de parecer bem básico, não é uma tarefa tão simples assim, ainda mais se o tempo não estiver colaborando. Muitas vezes você tem que compensar várias coisas, o vento, o aeromodelo estar com mais peso na frente, entre outros. Por isso para um bom vôo, deve-se deixa-lo estabilizado.

Para isso, você irá usar com certeza os ailerons e profundores. O leme é pouco usado em vôo comum, a não ser que você queira fazer um vôo bem escala, então para iniciar, esqueça o leme. Os ailerons servirão para você nivelar a asa do avião e os profundores para nivelar o corpo do avião. Então caso a asa esquerda esteja caindo você terá que comandar os ailerons para que o aeromodelo vire um pouco para esquerda até nivela-lo, o mesmo serve para o profundor, se ele estiver com o bico para baixo, com certeza está perdendo altitude então deve-se usar o profundor para fazer o bico levantar e por ai vai.

Sobre os pontos que dependem da sua localização em relação ao aeromodelo, isso será só uma maneira de mostra-lo o porque, mas lembre-se sempre de tentar visualizar-se dentro do aeromodelo. Se o aeromodelo estiver indo, ou seja você estiver vendo a parte de trás dele durante o vôo os comandos serão naturais, ou seja, esquerda é esquerda, direita é direita e por ai vai. Se ele estiver vindo, a esquerda dele (logo a esquerda do comando que você deve dar no seu transmissor) será pela sua referencia a sua direita.

Fazendo curvas

Para fazer curvas com os aeromodelos, a melhor forma é a como você sente quando está voando de avião, primeiro o avião se inclina e ai você percebe que ele está realmente fazendo a curva, o conceito é o mesmo. Você utilizará os ailerons para inclinar o aeromodelo para a direção que você quer tomar, isso não fará o aeromodelo fazer a curva, mas dependendo da quantidade de comando que você colocar isso pode provocar uma leve ou grande perda de altitude.

De qualquer forma o aeromodelo estará levemente inclinado para a direção que você quer (por exemplo esquerda), mas manterá o curso (para frente), o que fará ele fazer a curva é quantidade de profundor que você aplicará. O profundor age em relação ao modelo, então não considere ele somente como um controlador de altura, se o aeromodelo estiver com a asa principal na vertical e você utilizar o profundor ele na verdade funcionará como leme e o leme como profundor (vôo de faca, mas isso é uma manobra bem mais avançada que explicarei em outro artigo).

Voltando a curva em si, você inclinará o aeromodelo para o lado que quer e puxará o profundor (ou seja, fará o bico do avião subir) como ele está inclinado, além de recuperar o pouco de altitude que terá perdido por causa da inclinação também irá realizar a curva em si, por isso os dois comandos durante toda a curva deverão ser utilizados, caso perca a inclinação, deverá corrigir com aileron, caso a curva não esteja sendo feita ou esteja perdendo altitude deverá usar o profundor, até o momento que a curva acaba e deverá novamente voltar a estabilizar o aeromodelo para realizar o vôo em linha reta.

Plano de Vôo

É importante que antes de decolar, tenha pelo menos uma idéia do trajeto que fará, para quem está iniciando o recomendado é somente tentar fazer um circuito, retangular, ou circular, sempre para o mesmo lado, até estar bem seguro para fazer para o outro lado. E para garantir sua segurança e a segurança de um aeromodelo inteiro, vá com calma, faça isso bem alto para que qualquer coisa possa ter tempo de corrigir e nada de treinar rapidamente, isso leva tempo e se apressar as coisas com certeza irá quebrar seu aeromodelo mais vezes.

Pouso

Essa é a parte mais tensa e que normalmente precisa de mais cuidado, até os já veteranos na área tem problemas com essa situação. O pouso deve ser feito com espaço para que você possa arremeter se precisar, ou ir estabilizando, o importante é você fazer os comandos bem aos poucos, nada pode ser abrupto.

Você deve tomar distancia, estabilizar o aeromodelo e deixa-lo alinhado com a pista, diminuir a velocidade do motor até ele ir perdendo altitude, aos poucos vá puxando o profundor para o bico subir (isso fará com que o pouso seja mais suave e menos arriscado), vá sempre deixando o aeromodelo bem alinhado (principalmente horizontalmente) e diminuindo a velocidade do motor até a bequilha ou roda traseira encostar no chão e deixar levemente as dianteiras enconstarem também, ai você poderá desligar o motor.

Treino

De qualquer forma, a base que você precisa para iniciar no mundo real sem ter tantos prejuizos, é treinando bastante em simuladores virtuais, eles realmente fazem diferença, neles você não se preocupa em quebra-los e também entende bem próximo do real a dinamica entre os sticks do radio e os comandos do aeromodelo.

Acredito que com essas dicas, você já possa começar a iniciar no hobby e caso não tenha entendido algum dos itens não exite em perguntar.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Nome * Email *

17 Comments

  • At 2010.12.30 14:34, Luciano Pimenta said:

    Olá Meison,

    Parabéns pela iniciativa. Você aprendeu só com a ajuda do simulador ou utilizou instrutores também?

    Um abraço.
    Luciano

    • At 2011.01.04 17:22, Meison Almeida said:

      Olá Luciano,

      Obrigado. Aprendi na marra mesmo, por isso a idéia de criar o site, porque sofri um pouco. O contato inicial foi com um helimodelo, sem simulador nem nada, não consegui nada a não ser fazer ele voar um pouco pra frente. Havia escolhido ele porque podia usar em casa, mas não foi uma boa escolha, pois o bom é ter espaço mesmo. Particularmente também sempre gostei mais de avião, ai sim parti para o simulador e isso com certeza ajudou a pegar a noção e o conceito de relatividade em relação ao aeromodelo. Também não precisei de nenhum instrutor, mas com certeza um amigo que já saiba ajuda bastante, principalmente para manter seu aeromodelo inteiro.

      Abraços,
      Meison

      • At 2011.02.18 16:23, JOÃO CARLOS said:

        Meison.

        parabens pelas explicações.
        Estou iniciando no aeromodelismo e suas dicas são exelentes.

        muito obrigado, continue assim porque te acompanho diariamente.
        UM ABRAÇO

        • At 2011.02.18 16:36, Meison Almeida said:

          Olá João Carlos,

          Que bom que está gostando do conteúdo, estou cada vez estudando mais, também me considero um iniciante, mas já passei a parte mais euforica que é conseguir voar (e pousar rs). Agora estou tentando me aprofundar mais entender melhor e conforme for aprendendo foi colocando o que entendi para todos aqui, além de todos os materiais que acho pela internet.

          Obrigado pelos elogios.

          • At 2011.11.25 22:28, Rafael said:

            Boa noite. To adorando suas dicas pois estou iniciando no aeromodelismo e tambem comecei errado pelo helimodelismo.Se tiver um instrutor para indicar em bh fico grato.Parabens

            • At 2012.10.29 12:24, Davi alves said:

              Boa tarde amigo
              estou comecando no aeromodelismo, comprei um cessna 182 eletrico, e estou quebrando a cabeca, pois tenho muito medo de sair ja tentando pilotar e quebrar tudo, e o meu computador é windows 7 e o simulador que veio junto com o aero é só paara o xp… o que posso fazer nesse caso
              abraco

              • At 2013.01.30 22:57, A.Pedro said:

                boa noite
                Estou iniciando no aero ,sou idoso mas sempre tive vontade de pilotar aeromodelos , nao sou bom ainda , eu construo colhendo informacao nos varios sites ,faço-os com isopor de embalagens com reforço com hastes , compro motores eletricos mais barato , tenho RC hk 6 canais ,o mais barato tb . Essa noite ja li suas instrucoes e vou usar essas tecnicas e vou diminuir os acidentes .
                Achei legal isso que vc faz , ajudando aos iniciantes , parabens

                • At 2013.02.04 00:26, Meison Almeida said:

                  Obrigado pelos elogios Pedro. A ideia é exatamente essa, ajudar os iniciantes com o que eu ja aprendi.

                  • At 2013.04.09 19:30, luis fernando said:

                    ola to curtindo seu artigo pra iniciante, eu sou um…comprei um planadorpra começar, acho q e a melhor opçao ne..um nine eagles

                    • At 2013.04.09 23:26, Meison Almeida said:

                      Olá Luis Fernando, que bom que você está iniciando e está gostando dos artigos… Pessoalmente eu nunca voei com um planador, o planador é bom para pegar o dedo inicialmente pois ele é mais lento, mas o pouso e a decolagem são mais difíceis e não simulam muito o que acontece nos aviões motorizados. De qualquer forma por ser lento é bom sim. Como o seu é motorizado, é melhor ainda, então só a decolagem que será na mão e o pouso sem trem de pouso…

                      • At 2013.04.14 21:47, renan melo said:

                        tenho experiencias com o voo, decolagem e pouso; inclusive fabriquei meus aeromodelos, mas infelizmente tive que terceirizar a parte elétrica por completo e bindagem do meu equipamento…vc me indicaria ou passaria por e-mail ou ate mesmo artigos no site aonde encontro essas informações talvez detalhes como posição dos pinos do receptor para a ordem dos fios elétricos, configuração de radio (no meu caso um Futaba 6EX 2.4), pois a parte mais complicada pra mim é a elétrica entre receptor, servo e bateria…gostaria de parabeniza-lo pelo trabalho e seus artigos, são de muito boa qualidade, desde já obrigado!!!

                        • At 2013.04.15 15:54, Meison Almeida said:

                          Olá Renan,

                          O objetivo desse site é realmente ser uma ferramenta de informações de aeromodelismo, não importa o nível, mas é compartilhar as informações. De parte elétrica eu conheço, mas se for elétrica para aeromodelos a combustão não tenho tanto conhecimento. Vou montar um artigo explicando como devem ser as ligações de bateria, receptor e servos.

                          Att,
                          Meison

                          • At 2013.07.24 22:05, evandro said:

                            gostaria de uma planta de aeromodelo que chamam de charutam em isopor ou madeira com tamanho 1.20 por envergadura de 1.70 algo assim se conseguir poste ai muito bom seu trabalho tanbem sou aeromodelista iniciante mas ja estou voando e fabricando aerosmodelos um abraço

                            • At 2013.07.27 23:05, Meison Almeida said:

                              Olá Evandro,

                              Vou ver se tenho nos meus arquivos encontrando eu posto aqui.

                              Fico feliz que já esteja fabricando e voando seus aeromodelos.

                              Abraços,
                              Meison

                              • At 2013.08.16 10:31, Álvaro said:

                                Fantástico, muito bom mesmo, comecei a pouco e como mão tenho experiencia alguma foi muito bem explicado, pena que não li antes de destruir meu aero, mas agora com o simulador em mãos e um novo aero, claro que logo quebro este também, espero logo estar voando ou pelo menos tentando… kkkk
                                Abraço e bom final de semana a todos.

                                • At 2014.04.22 22:25, John said:

                                  Olá Meison’ estou pesquisando e lendo bastante sobre o aeromodelismo e pretendo comprar um até o fim do mês. Gostaria de saber se todos os rádios possuem o simulador para usar no computador. Gostaria também que me indicasse alguns kits RTF do tipo asa alta e com trem de pouso que venha com rádio, motor, bateria e carregador. Você como praticante deve conhecer alguém de confiança que venda bons kits com certeza de ser um produto e qualidade.
                                  Ficaria grato se pudesse me ajudar.
                                  Fico no aguardo! Abraço!

                                  • At 2014.06.01 00:07, roger.magalhaes said:

                                    boa noite ! em primeiro lugar quero te parabenizar pela sua iniciativa sou de santo Antônio aqui na Bahia estou montando um sessna 182 em deplon com 100cm de asas por 70 de fuselagem gostaria que vc pudesse mim indicar a eletrônica para ele . obrigado e mais uma vez obrigado!

                                    (Required)
                                    (Required, will not be published)