Aeromodelismo para iniciantes – Parte II

Depois de algum tempo, disponibilizo a segunda parte da série Aeromodelismo para iniciantes, para quem não leu a primeira parte leia aqui: 

Aeromodelismo para iniciantes – Parte I 

Aerodinamica dos comandos 

Uma coisa fundamental para um bom começo é não tentar começar pilotando logo de vez, é necessário se preparar antes. Uma das coisas mais comuns é tentar logo pilotar e isso pode fazer você perder seu aeromodelo e perder sua vontade pelo aeromodelismo. Tendo isso em mente, vamos ao tópico. 

Antes de começar é importante saber o que cada comando dado irá provocar no aeromodelo. Não precisamos entrar aqui no mérito da fisica ou da aerodinamica, mas é importante saber qual são as reações de cada comando. 

Comandos básicos num avião

Comandos básicos num avião

 

Os comandos mais básicos de um aeromodelo são, o controle de velocidade, ailerons, profundor e leme. Vou abordar cada um deles aqui. 

Controle de Velocidade 

Aqui no Brasil, onde optamos pelo Mode 2, é o primeiro stick do controle (lado esquerdo) na movimentação vertical (para quem quiser saber mais veja o artigo sobre rádios). Ele é responsável pela velocidade do aeromodelo, é isso que vai dar a sustentação ao modelo. Existe para cada modelo uma velocidade minima para continuar com a sustentação, ou seja para continuar voando. Esse stick em questão é o único que fica parado aonde você deixou, ao invés de voltar ao meio, permitindo que você deixe a velocidade constante até que você queira mudar. 

Ailerons 

Os ailerons são os comandos que ficam na asa principal, ficam normalmente posicionados na ponta das asas, mas podem ocupar ela toda ou só o meio. Eles devem ser contrários, ou seja, quando o comando da asa esquerda sobe, o da direita desce. Isso vai provocar a rotação do avião em seu próprio eixo conforme figura abaixo. 

Funcionamento do aileron

 

Esse movimento é  utilizado para estabilizar o aeromodelo horizontalmente, ou para fazer curvas e manobras. Abaixo outra ilustração para observar os comandos como serão realizados pelo aeromodelo e seus comportamentos.   

 

O aileron para cima provoca a passagem do ar em direção diferente fazendo com que a pressão em cima seja maior, fazendo com que essa parte vá para baixo. Ou seja, quando o aileron da asa esquerda estiver para cima, o da direita estará para baixo e o aeromodelo irá rodar para esquerda. 

Os ailerons neutros são a única posição em que nos dois lados permanecem iguais (pelo menos devem permanecer, senão não irá funcionar corretamente). Isso faz com que o aeromodelo continue estável se estiver horizontal irá permanecer assim, se estiver inclinado da mesma forma ficará inclinado (a não ser que haja outras forças mudando-o, por exemplo o vento). 

Os ailerons para baixo, fazem o contrário dos para cima, ou seja, caso o aileron da esquerda estiver para baixo ele irá rodar para a direita (ou seja, a asa esquerda irá subir, fazendo a direita descer). 

Profundor 

O profundor é o comando que fica normalmente na cauda, mas em alguns casos está na parte frontal do aeromodelo, nesses casos é comum chama-lo de canard. O movimento desse comando provoca a inclinação da cauda para cima ou para baixo. 

 

Esse movimento é  utilizado para estabilizar o aeromodelo verticalmente, ou para faze-lo subir e descer e fazer algumas manobras. Abaixo outra ilustração para observar os comandos como serão realizados pelo aeromodelo e seus comportamentos.   

Quando o comando do profundor fica para cima como na figura ao lado, ele promove a cauda para baixo fazendo o bico ir para cima, ou seja é o comando de fazer o aeromodelo subir. Esse comando é atribuido a movimentação vertical do stick direito do controle. O movimento para baixo do stick faz o profundor ir para cima.

Nessa posição o aeromodelo continua em sua trajetória em linha reta, esse movimento é provocado deixando o stick direito em seu movimento vertical na posição neutra (central).

Quando o comando do profundor fica para baixo como na figura ao lado, ele promove a cauda para cima fazendo o bico ir para baixo, ou seja é o comando de fazer o aeromodelo descer. Esse comando é atribuido a movimentação vertical do stick direito do controle. O movimento para cima do stick faz o profundor ir para baixo.

Leme

O leme tem o mesmo funcionamento que o famoso leme conhecido na navegação, ele promove a movimentação lateral da cauda do aeromodelo, fazendo com que a cauda do aeromodelo vá para os lados fazendo o modelo mudar sua direção.

Esse movimento é utilizado para mudar a direção do aeromodelo, alguns os utilizam para realizar curvas, porém a maioria utiliza o mesmo para manobras como torque roll, voo de faca e para o pouso e taxiamento.

Quando o leme está virado para direita faz com que a cauda do aeromodelo vá para esquerda e o bico vai para direita, ou seja, o aeromodelo vai para direita.

Quando o leme está neutro, faz com que o aeromodelo fique em uma posição estável sem mudar sua direção.

Quando o leme está virado para esquerda faz com que a cuada do aeromodelo vá para a direita e o bico vai para esquerda, ou seja, o aeromodelo vai para esquerda.

Aprenda a Escolher seu Aeromodelo

30 Comments

  • At 2010.12.23 23:56, ciro said:

    cara muito bom essas informaçoes
    vou mostrar a todos que estao iniciando como eu nesse super esporte!

    • At 2010.12.24 00:06, Meison Almeida said:

      Olá Ciro,

      Obrigado, é justamente essa intenção, poder ajudar o pessoal que está começando, sofri um pouco no meu inicio, pois muita coisa tive que aprender sozinho, então tento colocar aqui tudo o que aprendi sozinho ou com ajuda. É bom saber que esse material tem ajudado.
      Acabei de postar a continuação, caso queira ver.

      • At 2010.12.27 14:18, Nadson Nunes said:

        Muito boa suas informações, esta de parabéns. Estou estudando para iniciar nesse esporte e comprar meu primeiro rádio controle para começar logo a treinar num simulador, enquanto isso estarei trabalhando na construção do avião. Obrigado.
        Estou ansioso pelas próximas versões.

        • At 2011.01.04 17:00, Meison Almeida said:

          Olá Nadson, que bom, eu não comecei muito bem, já fui direto para o aeromodelo, gastei bem mais, se tivesse treinado antes no simulador assim como você pretende teria economizado mais. É isso ai vai com calma, mas sempre. Qualquer dúvida pergunte.

          • At 2011.01.21 07:21, Ademir Edson said:

            Olá amigo,
            Muito esclarecedor essas dicas, porém tenho um aeromodelo cessna 182 5 canais skyartec que ao lado dos ailerons tem uma parte móvel. Seria essa parte o canard? Qual a sua finalidade, visto que na parte trazeira tem o profundor. Não consegui em minha cidade ninguém que pudesse me dar umas dicas sobre pilotagem e apesar de treinar muito no pc não estou seguro para meu primeiro voo, apesar de já ter tentando sem sucesso. O que poderia fazer para treinar antes de decolar?

            • At 2011.01.26 14:16, Meison Almeida said:

              Ademir,

              Obrigado, espero que ajudem mesmo. Essa outra parte eu irei comentar nos artigos mais para frente, pois já é um item mais avançado. Provavelmente, o que você está falando são os flaps, que quando ativados devem se posicionar sempre para baixo, eles servem para duas coisas, criar mais sustentação (dependendo de mais força no motor também) e para freiar. Ou seja, são muito utilizados em pousos e decolagens, mas durante o vôo não tem utilidade.

              Com relação ao treinamento antes de decolar, o melhor é ver se seu transmissor permite conexão (comprando um cabo específico para ele) com o computador e treinar com simuladores virtuais como o FMS (que é gratuito). Nele você terá uma noção melhor e também acompanhe os outros artigos dessa série que já foi postado e que dão outras dicas sobre o que fazer para treinar.

              • At 2011.04.21 09:57, dario said:

                oi eu queria saber se o simulador pega no windows 7

                • At 2011.04.21 11:09, Meison Almeida said:

                  Olá Dario,

                  Sim, funciona normalmente no Windows 7, depende do simulador, pode precisar de alguma biblioteca a mais, mas eu já testei o FMS e o Aerofly em um Windows 7, sem problemas.

                • At 2011.04.21 12:09, dario said:

                  ok vlw
                  mais no topico aeromodelismo pra iniciante parte 1 vc falo :
                  primeiro gostaria de recomendar você a comprar um transmissor (controle do aeromodelo)

                  é muito caro?
                  tem como mandar um link de algum site que venda

                  • At 2011.04.22 01:45, Meison Almeida said:

                    Olá Dario, sim, o melhor é comprar um rádio e treinar com ele no simulador, para isso você precisará também de um cabo para conexão do rádio para o computador (USB). Acho que para começo é bom preferenciar marcas mais consolidadas para não ter erro, eu ficaria entre a Futaba e a Turnigy, então é só escolher um radio dessas marcas de 2.4ghz (para também não ter problemas de interferencia) e de 4 ou 6 canais, para iniciar não precisa mais do que isso, mais para frente quando você souber o que vai fazer de verdade no aeromodelismo, vai saber para qual vai pular. Para compra-lo há várias lojas na internet, tenho uma lista de algumas no site nesse link: http://www.aeromodelismoonline.com.br/lojas-nacionais-de-aeromodelismo/ visite e pesquise o melhor preço e rádio que achar. Se ainda assim preferir uma indicação mais direta de um rádio, me avise que eu indico um que usei.

                    Abs

                    • At 2011.04.22 09:46, Dário said:

                      Ta ok!!! vlw ae vc ajuda muito msm e parabens pelo site é otimo

                      • At 2011.04.22 15:30, dario said:

                        Oi de novo Meison.
                        Cara eu pesquisei la os radio futaba e turnigy e eu achei um pouco caro,por isso queria pedir a sua opinião sobre :

                        Compro o radio futaba ou turnigi antes do aeromodelo
                        ou
                        Compra logo um kit com aeromodelos radio tudo completo

                        • At 2011.04.22 15:32, dario said:

                          eu queria uma indicação direta sua pois vc é expert
                          nisso =D

                          aguardo resposta!!

                          • At 2011.04.23 21:50, Meison Almeida said:

                            Dario,

                            O ideal, por mais tentador que seja o contrário, é comprar mesmo somente o rádio, dos kits normalmente não dá para se aproveitar o rádio, então não vale a pena. Vou tentar ver um rádio com um preço melhor e te indico.

                            • At 2011.04.24 13:15, dario said:

                              Ta ok Meison
                              Vlw aee

                              • At 2011.04.30 18:29, dario said:

                                meison ve se vc acha ai um radio mais enconta( com um preço melhor ) porfavor ajuda aee

                                • At 2011.05.04 01:04, Meison Almeida said:

                                  Dario, os radios mais em conta podem ser ótimos custo benefícios, mas também há o risco de quebrarem rapidamente e não funcionarem muito bem, estou passando dois um de 6 canais e outro de 4 da marca E-Sky que pelo menos eu já ouvi falar, mas nunca utilizei ai estão:
                                  http://www.aeromodelosamb.com.br/loja/product_info.php?cPath=38&products_id=914

                                  http://www.aeromodelosamb.com.br/loja/product_info.php?cPath=38&products_id=929

                                  • At 2011.05.07 10:05, dario said:

                                    Meison brigado ae
                                    da pra vc passar o resto das peças
                                    uma lista
                                    porfavor

                                    • At 2011.05.07 14:11, Meison Almeida said:

                                      Dario, tem um artigo aqui que falo justamente sobre tudo que tem que se comprar para um aeromodelo. Inclusive com a opção de comprar um kit com tudo junto. De uma olhada nele aqui: http://www.aeromodelismoonline.com.br/ideias-para-primeiro-aeromodelo-como-comecar/

                                      Abs

                                      • At 2011.08.11 21:17, suellen said:

                                        Oi nao consigo abrir o simulador que eu fiz o download poderia me ajudar?

                                        • At 2011.08.12 21:11, Meison Almeida said:

                                          Olá Suellen, para te ajudar preciso saber qual mensagem dá quando você tenta abrir e qual arquivo você está executando.

                                          • At 2011.11.15 17:36, Darvin said:

                                            Colegas, alguém já testou os rádios da ESK SPECTRUM 2.4? Valem a pena? Estou iniciando no hobby e gostaria de dicas sobre a compra do rádio num preço legal! Obrigado.

                                            • At 2012.01.31 16:48, Franklin said:

                                              Não consigo fazer o aerofly rodar, nem no XP nem WIN 7.

                                              Dá a seguinte mensagem: o aerofly encontrou um problema e precisar fechar.

                                              Minha máquina é um Pentiun Dual Core, com 2gb de RAN, WIN 7 Ultimate 64 bits, HD 160 gb. Porém minha placa de vídeo é onboard. Para rodar é necessário placa de vídeo offboard?

                                              • At 2012.03.20 19:41, Tiago Henrique said:

                                                olá pessoal estou convertendo um aeromodelo combustão para elétrico .tenho um radio 6 canais futaba t6exap pcm c/transmissor tem como eu ligar esse transmissor no kit elétrico bateria ,speed ,motor etc ?

                                                • At 2013.06.17 21:54, Meison Almeida said:

                                                  Olá Tiago,

                                                  Desculpe pela demora, seu comentário me passou. Acho que você já deve ter a resposta, mas sim você pode usar o mesmo transmissor, a única coisa no final que muda é que para o motor ao invés de um servo você vai conectar um speed (controlador de velocidade).

                                                  Att,
                                                  Meison

                                                  • At 2012.10.31 16:40, cesar said:

                                                    Excelentes dicas, principalmente pela ilustração, o que dá a nós, iniciantes, o entendimento de como funciona a ação do vento nos aparelhos. Recomendarei a todos os iniciantes

                                                    • At 2012.11.04 10:20, Meison Almeida said:

                                                      Cesar, que ótimo que está ajudando, é essa a ideia do site. Obrigado pelo retorno.

                                                      • At 2013.06.17 15:39, Juliano said:

                                                        olá …galera estou querendo iniciar nesse novo hobby e seu site esta me ajudando bastante,muito bem explicado…parabens

                                                        • At 2013.06.17 21:53, Meison Almeida said:

                                                          Olá Juliano,

                                                          Que bom que está gostando do site. Coloco sempre material novo, vi que você já adicionou seu e-mail a lista. É só confirmar seu e-mail no link que você recebeu e ai todo material novo você vai receber no seu e-mail.

                                                          Att,
                                                          Meison

                                                          • At 2014.05.10 22:19, robson said:

                                                            Olá Meison, amigo poderia me dar uma dica sobre como escolher motor eletrico e a helice para meu aero fiz o cesnna na hobie brasil mais eu modifiquei para formas mais arredondadas com mais aerodinamica não pesei ainda mais após eu saber o peso como posso escolher esses itens…. desde já obrigado

                                                            (Required)
                                                            (Required, will not be published)